Programa
COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Habilidades conceituais e comportamentais
- A comunicação como ferramenta para harmonizar o ambiente de trabalho e construção de frutíferos relacionamentos interpessoais
- Comunicação objetiva (dados e fatos) e comunicação subjetiva (questões intangíveis e sentimentos)
- Personalidade como fonte e instrumento da comunicação
- Diferença entre falar e comunicar
- Fenômeno da comunicação: transmissão (conteúdo e forma) e recepção (os significados que o indivíduo atribui)
- Observação e compreensão de sinais verbais e não verbais
- Capacidade de coletar e sistematizar informações
- Escuta ativa e níveis de escuta
- Comunicação significativa com a equipe (empatia, confiança e sinergia)
- Aspectos éticos para preservar relações positivas
- A construção da confiança: discrição e sigilo na comunicação
- Comunicação não-violenta (CNV):
- O processo de interação humana
- Sistematização dos componentes da comunicação não- violenta (CNV): observação, necessidade, sentimento e pedido
- Empatia e autenticidade
- Ambientes afetivos-efetivos nas organizações
- Programação neurolinguística (PNL) aplicada à comunicação corporativa
- Habilidades comportamentais de comunicação: saber ouvir, fidelidade aos fatos, clareza, assertividade, saber dizer “não”, síntese e objetividade
- Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais
ORATÓRIA E CONDUÇÃO DE GRUPOS
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
- Importância da comunicação verbal
- Técnicas de relaxamento com foco no estado emocional adequado para o sucesso de uma apresentação
- Emoção e expressão corporal na Oratória
- Postura, gestos e expressões
- Aparelho fonador: aprendendo a colocar a voz e a pronunciar as palavras
- Aperfeiçoamento da voz, entonação e dicção
- O que, como, quando, onde e para quem falar
- Formas de organização uma apresentação (início, argumentação e conclusão)
- Técnicas de apresentação em palestras, reuniões e treinamentos (presenciais e em videoconferência) Noções de protocolo e formas de tratamento
GESTÃO DE CONFLITOS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
- Ambiente organizacional (visão sistêmica) e os processos decisórios
- Causas, tipos, classificação e graus do conflito no contexto organizacional sistêmico
- Habilidades comportamentais requeridas no manejo de conflitos e o uso da inteligência emocional
- Manejo de conflitos – padrões e estratégias
- Perguntas abertas e fechadas para compreender a real necessidade do outro
- Aspectos éticos da negociação e preservação de relações positivas
- Etapas da negociação: preparação, abordagem, exploração, apresentação e classificação, ação final, controle e avaliação
- Métodos, técnicas, estratégias e táticas de negociação
- Negociação ganha-ganha e conquista do direito de avançar – método da “baixa pressão”
- Abordagens para gerenciar as tensões e conflitos nas equipes de trabalho: aplicação em casos simulados e reais
REDAÇÃO CORPORATIVA
Habilidades conceituais e técnicas
- Princípios da Administração Pública refletidos nos textos oficiais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
- Compromisso administrativo dos servidores com os documentos elaborados e sensibilização quanto a importância dos documentos oficiais que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões
- Competência textual: escrever de forma adequada
- Elaboração de documentos institucionais de forma simples, inclusiva e empática
- Qualidade do texto escrito:
- Semântica: palavras e expressões adequadas
- Clareza, concisão, precisão, objetividade, simplicidade e correção
- Recursos visuais, linguagem e assertividade
- Comunicação em linguagem informal
- Noções de elaboração de documentos oficiais à luz do Manual da Presidência da República
- Questões gramaticais aplicadas aos textos administrativos:
- Concordância verbal e nominal ✓ Emprego de iniciais maiúsculas
- Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula
- Pronomes demonstrativos
- Crase
- Uso de siglas e abreviaturas
- Escrita de horas, datas e números
- Uso de sinais (aspas, hífen, parênteses, travessão)
- Boas práticas e cuidados com o e-mail e WhatsApp
COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
Habilidades conceituais e técnicas
- Marketing governamental, político e eleitoral: faca de 3 (três) gumes?
- Publicidade oficial: institucional vs utilidade pública
- Disposições Constitucionais e as vedações à propaganda pessoal
- Publicidade vs Transparência: princípios complementares ou antagônicos?
- Comunicação Digital sob o viés da Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei nº 12.527/2011
- Ferramentas de interação com o cidadão: plataformas, aplicativos e mídias sociais Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei n° 13.709/2018
- Contratação de serviços publicitários – viés acessório ao marketing governamental o Noções normativas – visão geral: Leis 8.666/1993, 12.232/2010 e 14.133/2021 o Delimitando as atuações: agências vs comunicação interna o Artefatos que dão luz ao processo de contratação o Gestão/fiscalização de contratos de serviços publicitários
BRANDING
Habilidades conceituais e comportamentais
- Entendendo o branding: O que é uma marca? Qual é o valor de uma marca? O que é branding?
- Percepção de marca no setor público: Como funciona a percepção de uma marca pública? Quais são os pontos de contato de uma marca pública?
- Marca pessoal associada à marca corporativa/institucional
- Reputação, ética e moral
- O comportamento do consumidor: público interno vs público externo
- O futuro da comunicação no pós-pandemia
- Mapa de empatia e definição de personas
COMUNICAÇÃO DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS
Habilidades conceituais, técnicas e comportamentais
- Alinhando à comunicação nas mídias sociais aos objetivos institucionais e estratégicos Comunicação integrada e relacionamento com os stakeholders
- Afinal, que é uma mídia social?
- Comunicando por meio das mídias sociais: informando, educando e entretendo
- Overview das principais redes sociais, linguagens e formatos de mídias (Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e TikTok)
- Curadoria e produção de conteúdos
- Linhas editoriais, calendário editorial e sazonal
- Campanhas online: anúncios – noções gerais (segmentação, distribuição, execução e indicadores)
- Gerenciamento de crises nas mídias sociais – noções, fake news e notícias negativas: plano, cenários e possibilidades de prevenção, gabinete de crise e checklist
- Visão sistêmica do plano de comunicação em mídias sociais: estruturação, criação, distribuição e debriefing.
Professores

Max Müller Cândido
Comunicador, redator e assessor de comunicação e marketing. É assessor de comunicação, apresentador e curador de conteúdos e eventos na área de licitações e contratos da CONSULTRE – sendo um dos idealizadores da “Maratona das Contratações Públicas”, o maior encontro online na área de Licitações e Contratos Administrativos, que capacitou, na última edição do evento, mais de 9,5 mil agentes públicos. Graduando em Marketing – ênfase Digital & Data Science – pela FIAP. Certificação em Personal Branding pela ESPM. Especializado em planejamento e criação de conteúdos em mídias sociais, já gerenciou, simultaneamente, 27 contas digitais nos nichos de educação, associativismo, varejo, e-commerce, advocacia, desenvolvimento humano e construção civil. De 2015 e 2017, atuou como redator e produtor de conteúdo nas plataformas Rock Content e Workana, e, ainda, como assessor na redação dos jornais impressos, TV e rádio da IMPD. Faciltador de capacitações nas matérias afetas à Comunicação Pública, envolvendo as temáticas de mídias socias, marketing governamental, publicidade oficial, contratação de serviços publicitários, branding, curadoria e produção de conteúdos digitais. Dentre as turmas realizadas – nas modalidades on-line ao vivo e presencial (formato in company e aberto) –, destaca-se a participação de assessores e servidores engajados na comunicação de diversos Órgãos, a citar: TRE/PE, UFAM, CGE/MT, Univasf, Ibram, MP/MS, IFPB, Câmara Municipal de Limeira/SP, IF Goiano, TJ/AM, IFS, Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul/PR e Câmara Municipal de Barueri/SP. Coordenador de projeto e organizador da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?" (CONSULTRE, 2021).

Suely Botelho Cobucci
Educadora Empresarial, palestrante e consultora em Recursos Humanos. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana); Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília e em Psicopedagogia pela UniCEUB; Graduada em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Formação em Life & Professional Coaching pela SBCoaching, licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council. Professora aposentada de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Atuou como consultora responsável pela revisão, atualização e ampliação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil.
Mais detalhes
Carga horária: 24 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).
R$ 1.890,00
*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).
*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.
O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
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