Apresentação
A licitação pública é um importante e estratégico instrumento que visa suprir a demanda do Administração Pública nas aquisições de bens e insumos e nas contratações de serviços. No entanto, o procedimento licitatório, embora esteja repleto de normas específicas, também está submetido a princípios básicos do direito, como a isonomia, igualdade, elementos de defesa e contraditório.
Nesse sentido, o instrumento convocatório – amplamente representado pelo Edital (ou Carta Convite) – tem por objetivo a publicização da demanda de aquisição ou contratação pela Administração que, por sua vez, deve apresentar uma linguagem impessoal, clara, concisa, formal e uniforme, dispondo as regras da licitação, tais como:
- Direitos e deveres do fornecedor e da entidade licitante;
- O objeto da licitação;
- O procedimento licitatório especifico;
- A remuneração;
- Os documentos necessários;
- As regras específicas que garantirão a igualdade na competição, a impessoalidade no tratamento dos participantes, e o respeito aos princípios da legislação; e,
- Quando for o caso, acompanhando anexos concernentes, como a minuta do contrato administrativo
Devido a sua finalidade, muitas vezes, a elaboração de um bom edital torna-se complexa ou extensa, abrindo margem para as despadronizações e/ou lacunas textuais que deixam a possibilidade de dois ou mais entendimentos, trazendo, dessa forma, insegurança jurídica e administrativa e, por diversas vezes, impugnações ao instrumento convocatório e contestações de decisões no processo licitatório, implicando, inclusive, na alteração do julgamento inicial.
Durante o curso, discutiremos de forma ampla, aprofundada e direcionada, como o gestor e o servidor público devem atuar na elaboração do edital e, ainda impactos da má elaboração deste instrumento nos procedimentos recursais, incluindo as ações judiciais próprias.
Objetivos
- Atualizar, capacitar e gerar conhecimentos relativos à atuação do agente público na elaboração de editais e de respostas aos pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos administrativos no âmbito das licitações.
- Apresentar, de forma simplificada e prática, a estrutura dos institutos, analisando as principais falhas comumente encontradas nos instrumentos convocatórios.
- Munir o aluno com as boas práticas à luz das jurisprudências do TCU.
Público-alvo
- Pregoeiros, equipes de apoio e membros de comissões de licitação;
- Assessores jurídicos, procuradores, auditores e integrantes dos controles interno e externo;
- Advogados, promotores, consultores e demais profissionais da área jurídica;
- Profissionais que atuam direta ou indiretamente no planejamento, elaboração e processamento de editais, documentos técnicos, administrativos, jurídicos e afins; e,
- Demais profissionais envolvidos ou interessados nos sobre recursos administrativos e ações judiciais em licitações, inclusive nas estatais.
Metodologia
Este curso será realizado por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre o(s) aluno(s) e o professor, possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:
- Workshop “Respondendo a uma Impugnação e Assessorando o Gestor na decisão dos Recursos Administrativos”;
- Estudo de casos concretos extraídos do dia a dia dos agentes públicos;
- Exercícios práticos para assimilação do conteúdo;
- Revisão ilimitada das aulas, que serão gravadas e poderão ser assistidas por até 7 dias após o período do curso;
- Acesso aos materiais didáticos de forma digital para consulta e download; e,
- Moderador exclusivo de equipe Consultre que conduzirá a capacitação junto ao professor, auxiliando os alunos nas questões técnicas e administrativas.
Conteúdo programático
- Contextualização da fase externa do pregão eletrônico
- O que é edital?
- Quais são os tipos editais?
- Quando usar um edital de Sistema de Registro de Preços (SRP) e qual é o seu diferencial para um edital tradicional?
- A importância da padronização – utilização dos modelos da AGU
- Conteúdo do edital:
- Preâmbulo
- Descrição resumida do objeto
- Licitação exclusiva para Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP)
- Recursos orçamentários
- Credenciamento
- Condições de participação
- Envio das propostas de preços, das propostas e formulação dos lances
- Aceitabilidade da proposta vencedora
- Amostra
- Habilitação
- Qualificação técnica
- Qualificação econômico-financeira
- Recursos administrativos
- Adjudicação e homologação
- Impugnação e esclarecimentos
- Anulação e revogação
- Demais documentos que compõem um edital (art. 41 da Lei 8.666/1993)
- Edital na nova Lei de Licitações e Contratos (art. 25 da Lei 14.133/2021)
WORKSHOP “ELABORANDO UM EDITAL NA PRÁTICA EM CONFORMIDADE COM OS MODELOS DA AGU E DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR (ETP) E DO TERMO DE REFERÊNCIA (TR)”
Professor

Gisella Maria Quaresma Leitão
Coordenadora técnica adjunta do Setor de Licitações e Contratos do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (CONFERE) e Pregoeira. Advogada, professora e consultora. Especialista em Direito Público e Privado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e em Licitações Públicas e Contratos Administrativos pela A Vez do Mestre (AVM). Foi militar temporária da Marinha, exercendo as funções de Chefe do Setor de Licitações e Contratos e Pregoeira. Palestrante do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB) na Marinha do Brasil. Criadora de conteúdo digital na área de Licitações e Contratos.
Mais detalhes
Carga horária: 8 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).
R$ 987,00
*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).
*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.
O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
Clique aqui e tenha acesso as nossas CERTIDÕES NEGATIVAS.