Programa
PILAR 1 – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Prof. Marízio Martins
Temas abordados:
- A estrutura da Administração Pública: O Estado e os serviços (conceitos e classificações)
- Princípios basilares da Administração Pública:
- Planejamento
- Coordenação
- Descentralização
- Delegação de Competência
- Controle
- Governança, governabilidade e accountability
- Controles interno e externo
- O ordenador da despesa pública:
- Função
- Atribuições
- Responsabilidades
PILAR 2 – GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA – Prof. Marízio Martins
Temas abordados:
- Orçamento, receita e despesa pública – visão holística
- Instrumentos de planejamento:
- Plano Plurianual – PPA
- Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO
- Lei Orçamentária Anual – LOA
- Emendas Orçamentária
- Macroprocesso da execução da despesa pública:
- Empenho
- Liquidação
- Pagamento
- Restos a Pagar e Despesas de Exercícios Anteriores
- Suprimento de Fundos
PILAR 3 – GESTÃO MATERIAL E PATRIMONIAL – Prof. Marízio Martins
Temas abordados:
- Bens móveis e imóveis
- Estoque e almoxarifado
- Controle Patrimonial
- Depreciação, Amortização e Reavaliação
- Desfazimento de bens
PILAR 4 – GESTÃO DAS AQUISIÇÕES – Prof. Jerry Cirqueira
Temas abordados:
- Visão sistêmica do metaprocesso
- Planejamento
- Seleção
- Contrato
- Planejamento – o alicerce da aquisição (boas práticas da IN 05/17 e à luz da nova Lei 14.133/21)
- Plano anual (PCA)
- Formalização de demanda (DFD)
- Estudos preliminares (ETP)
- Gestão de riscos
- Termo de referência (TR) ou projeto básico (PB)
- Modalidades e hipóteses de licitação e de contratação direta (dispensa e inexigibilidade)
- Gestão e fiscalização do contrato
- Rescisão/extinção do contratos e aplicação de penalidades
- O papel do assessoramento jurídico ao Ordenador de Despesas em sede de licitações e contratos
PILAR 5 – LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS – Profa. Suely Cobucci
Temas abordados:
- O líder e o gestor
- Estruturação organizacional, amplitude administrativa e gestão por competências
- Avaliação de desempenho e dos resultados
- O questionar e o ouvir – questionando e “ouvindo” em ambiente digital
- Processos de TD&E – Treinamento, Desenvolvimento & Educação
- Gestão do conhecimento
- Sucessão de líderes
- Ferramentas ágeis para monitoramento e controle
Professores

Marízio Martins da Costa
Instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da Administração Pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos. Pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Distrito Federal e em Administração pela AEUDF (Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal). Professor de Contabilidade Empresarial na faculdade UNEB-Brasília e de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Atuou como Diretor de Contabilidade e Delegado de Contabilidade e Finanças do Ministério da Saúde, Coordenador Geral de Controle Financeiro no Ministério da Saúde, Coordenador geral de Fiscalização e Controle no Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, atuou, também, como Analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda.

JERRY CIRQUEIRA
Jerry Adriani Ramos Cirqueira. Analista do Ministério Público da União (MPU), lotado na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (PRT-10/MPT/MPU), onde exerce a função de Assessor Jurídico do Procurador-Chefe nos assuntos relacionados à ordenação de despesas. Mestrando em Direito; Especialista em Gestão Pública; e Graduado em Direito e em Administração de Empresas. Atua com Licitações e Contratos há mais de 12 anos, já exercendo as funções de Chefe da Seção de Licitações, Pregoeiro, Presidente da Comissão Permanente e Especial de Licitações e Fiscal de Contratos. Professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na iniciativa privada, ministrando diversos cursos sobre Licitações e Contratos. Coautor da obra “A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?” (CONSULTRE, 2021).
Mais detalhes
Carga horária: 28 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).
R$ 2.090,00
*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 48h após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).
*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.
O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.
Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0
Estamos cadastrados no SICAF
E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br
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