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Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos nas Contratações Administrativas INSCREVA-SE

Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos nas Contratações Administrativas

Atualizado com o PL 4253/2020.

ONLINE 100% AO VIVO
R$ 1.790,00

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Objetivo

Capacitar os servidores envolvidos nas contratações administrativas a conhecerem a teoria, legislação, doutrina e jurisprudência do TCU relativas aos fundamentos da governança e sua implementação no âmbito das contratações administrativas, bem como entender a importância da Gestão de Riscos e saber elaborar, avaliar e monitorar o Mapa de Riscos de uma contratação.

 

Público alvo

Membros de Equipe de Planejamento de Contratações, fiscais e gestores de contratos, integrantes da Assessoria Jurídica, auditores e controladores, fornecedores, bem como demais envolvidos direta ou indiretamente com as contratações públicas, além de interessados no assunto em geral.

Programa

  • Governança: conceito e mecanismos (liderança, estratégia e controle)
  • Diferenças entre Governança e Gestão
  • Governança das Aquisições Públicas: variáveis
    • Planejamento: Plano Anual de Compras, PLS, Gestão estratégica
    • Direção: Gestão por competências, Plano anual de capacitação
    • Organização: Divisão de responsabilidades, comitê
    • Controle: Gestão de riscos
    • Outras: Diretrizes para sanções, estratégia de terceirização, política de compras, de estoques, de sustentabilidade, de compras conjuntas
  • Aquisição pública como processo: as 3 etapas da contratação (Planejamento, Seleção do fornecedor e Gestão do contrato)
  • Gestão de Riscos: definição e normas aplicáveis
  • Conceitos
  • Risco
  • Apetite a risco
  • Objetivos
  • Controles internos
  • Classificação de riscos
  • Riscos estratégicos, operacionais, de comunicação e de conformidades
  • Risco inerente e risco residual
  • Gestão de riscos nas contratações, segundo a IN SEGES/MPDG 05/2017, o modelo COSO ERM e as novas diretrizes do PL 4253/2020
  • Diretrizes gerais
  • Mapa de Riscos x Matriz de Risccos
  • Conta Vinculada e Pagamento pelo Fato Gerador como instrumentos de tratamento de riscos
  • Ambiente interno
    • Filosofia de Gerenciamento de Riscos
    • Papéis e responsabilidades
    • Política de Gestão de Riscos
    • Estrutura organizacional
    • étodo de priorização de processos
  • Fixação de objetivos
  • Identificação de eventos
  • Avaliação de riscos
    • Escalas quantitativas e qualitativas de probabilidade e impacto
    • Nível de risco
    • Árvore de decisão
  • Resposta a riscos
  • Atividades de controle interno
  • Riscos e controles mais relevantes nas fases de planejamento, seleção do fornecedor e gestão do contrato

Professor

Márcio Motta
Márcio Motta

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), atualmente exercendo a função de Diretor de Centralização e Padronização de Contratações. Já exerceu, no TCU, as funções de Assessor da Secretaria de Engenharia e Serviços de Apoio, Chefe do Serviço de Elaboração de Termos de Referência de Serviços de Engenharia e Chefe do Serviço de Acompanhamento de Licitações. Mestre em Fazenda Pública e Administração Financeira - IEF - Madrid/Espanha; Especializado em Gestão Publica pela Uned - Madrid/Espanha; Graduado em Matemática pelo UniCEUB. Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Escola de Administração Fazendária (ESAF) e em capacitações privadas. Coautor do Livro “INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DE RESULTADOS - IMR: E OUTRAS FORMAS DE PAGAMENTOS POR RESULTADO NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS EFICIENTES” (1ª ed, 2020).


Mais detalhes


Carga horária: 16 horas de aulas online ao vivo (com transmissão por meio da plataforma de videoconferência profissional Zoom, com interatividade em tempo real entre a turma e o professor).


R$ 1.790,00

*Incluso no valor da inscrição: Certificado digital; Material didático direcionado e atualizado; Ingresso digital para acesso integral à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional Zoom; Senha de acesso exclusivo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Consultre para consulta aos materiais didáticos e de apoio, revisão das aulas (que serão gravadas e estarão disponíveis até 7 dias após o término do curso) e direcionamento de dúvidas ao professor no fórum (durante o período do curso).

*A Consultre possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (2 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição): Consulte por meio do e-mail consultre@consultre.com.br ou, se preferir, contate-nos através do telefone (27) 3340-0122 e/ou whatsapp (27) 9 8179-1115.


O pagamento deverá ser realizado em nome de CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA (CNPJ 36.003.671/0001-53), através de boleto bancário, depósito, DOC ou ordem bancária na seguinte conta bancária:
Banco do Brasil (Agência: 1240-8 / Conta Corrente: 105.895-9)

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário, cartão de crédito (PagSeguro) e PicPay.



Razão Social: CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA
Endereço: Avenida Champagnat, 645 - Ed. Palmares, Sala 502 - Centro, Vila Velha, Espírito Santo – CEP: 29. 100-011
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 24.687-0

Estamos cadastrados no SICAF

E-mail para envio do empenho: inscricao@consultre.com.br

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