Regulamentação Abrangida
- Decreto nº 10.764/21 – Dispõe sobre Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas (§ 1º do art. 174 da Lei 14.133).
- Instrução Normativa SEGES/ME nº 67 – Dispõe sobre dispensa de licitação na forma eletrônica (da Lei 14.133).
- Instrução Normativa SEGES/ME nº 72 – Estabelece regras para definição do valor estimado para contratação de obras e serviços de engenharia ( § 2º do art. 23 da Lei 14.133).
- Instrução Normativa SEGES/ME nº 75 – Estabelece regras para designação dos fiscais e gestores de contratação direta (da Lei 14.133).
- Instrução Normativa SEGES/ME nº 116 – Estabelece procedimentos para participação de pessoas físicas nas contratações (da Lei 14.133).
- Decreto nº 10.992/21 – Dispõe sobre a atualização dos valores estabelecidos na Lei 14.133/21.
- Decreto nº 10.947/22 – Regulamenta o inciso VII do art. 12. da lei 14.133/21 – CPGC.
Apresentação
Sabe-se que a realização de licitação para execução de obras e serviços de engenharia é extremamente complexa, exigindo dos profissionais envolvidos conhecimento técnico e de legislação, além das orientações dos Tribunais de Contas e dos atos e regulamentos já editados. Com o intuito de dar suporte aos gestores públicos e profissionais integrantes dos serviços sociais autônomos, o presente curso conta com uma programação completa, envolvendo desde a fase de planejamento, condução e julgamento da licitação, contratação direta e execução dos contratos. Assim, o treinamento tem por objeto apresentar aos participantes os conhecimentos, informações e técnicas necessárias para o entendimento da Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, com destaque às orientações e exigências já editadas inclusive às dos órgãos de controle. Por fim, se visa à atualização dos participantes em face das recentes alterações legislativas pertinentes ao tema, bem como jurisprudenciais (Acórdãos, Súmulas e Decisões do TCU, orientações do SINAPI e do SICRO e legislações pertinentes).
Objetivo geral
Conferir suporte técnico, jurídico e administrativo aos profissionais envolvidos direta ou indiretamente nas licitações, contratações, gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia. O conteúdo é bastante completo visando à correta gestão e fiscalização dos contratos administrativos, garantindo maior eficiência à Administração Pública nas contratações. A orientação foca tanto o ponto de vista do administrador público quanto o da área privada, e, especialmente, na interface entre o ambiente privado e o público, dotando os participantes das habilidades necessárias à melhoria do relacionamento e comunicação com seus interlocutores nas tratativas negociais.
Objetivo específico
Possibilitar a incorporação do conhecimento de forma prática e simples capacitando os alunos para que possam promover a aplicação do novo regime licitatório visando os processos de contratação inseridos na legislação vigente e os principais Acórdãos e Decisões do TCU, bem como, Instruções e Decretos já editados.
Vantagens do curso
- Conhecer novidades, alterações dos aspectos técnicos, jurídicos e administrativos concernentes ao novo diploma legal, para obras e serviços de engenharia;
- Procedimentos, justificativas e cautelas a serem tomadas para a aplicação das novas decisões corretas e a instrução dos processos;
- Possibilidade de troca de informações e experiências com profissionais da área;
- Debates dos temas objeto do evento com palestrante com vasta experiência na matéria;
- Compromisso científico da comissão organizadora nas necessidades específicas da Administração Pública;
- Profissionalismo, pontualidade, compromisso pedagógico e corpo docente diferenciado;
- Destaques quanto às recomendações do TCU e demais diplomas legais.
Público alvo
- Profissionais do sistema CONFEA/CREA e CAUBR/CAUS.
- Fiscais e gestores de contrato.
- Procurdores
- Auditores
- Assessores Jurídicos.
- Agentes públicos em geral.
- Integrantes de comissões de licitação.
- Profissionais que atuam na elaboração de editais e documentos afins.
- Servidores integrantes do gerenciamento de contratos.
- Servidores integrantes do controle interno e de Tribunais de Contas.
- Agentes envolvidos no planejamento e processamento de documentos técnicos, administrativos e jurídicos.
COMPREENDENDO REQUISITOS JURÍDICOS, TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PARA CONTRATAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA
- Aspectos gerais
- Abrangência da nova lei de licitação e vigência (vacatio legis)
- Ordenamento jurídico
- Licitação como regra e estrutura hierárquica dos diplomas jurídicos.
- Responsabilidades
- Responsabilidade solidária e subsidiária.
- Responsabilidades: técnica e ético-profissional, civil, penal e trabalhista dos profissionais técnicos legalmente habilitados.
- Responsabilidade objetiva, subjetiva, legal, contratual e extracontratual.
- Exercício regular da profissão dos técnicos legalmente habilitados
- Diferença entre o responsável técnico e o profissional técnico habilitado.
- Atividades inerentes à pessoa física e jurídica, no exercício da profissão.
- Exercício ilegal da profissão.
- Prevenção para que os elementos técnicos tenham validade jurídica.
- Enquadramento Técnico de Obras e Serviços de Engenharia
- Objeto e a distinção entre: construção, reforma, fabricação, recuperação e ampliação e entre serviço comum e serviço de engenharia.
- Enquadramento Técnico de Bens e Serviços Técnicos e Termo de Referência.
- Normas Gerais e conceitos.
- Enquadramento de serviços de engenharia.
- Enquadramento Técnico Anteprojeto, Projeto Básico e Projeto Executivo.
- Normas Gerais e conceitos.
- Memorial descritivo, especificação técnica e caderno de encargos.
- Orçamento
- Fluxograma, análise documental, metodologia e visita técnica.
- Insumos, serviços, custo direto e indireto, leis sociais, custos e preços.
- Despesas indiretas.
- Tributos que incidem diretamente sobre o serviço.
- A questão do IRPJ e CSLL. A determinação do TCU.
- Lucro operacional, básico ou projetado e lucro líquido.
- Determinação do BDI e sua composição.
- Valor estimado e valor sigiloso
- Composição dos custos/preços unitários – por coeficiente, por produção horária e de custos/preços inexistentes.
- Planilha de orçamento sintético e cronograma físico-financeiro.
- Curva ABC.
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
- Aplicação da Lei nº 14.133/21.
- Princípios jurídicos aplicáveis às licitações.
- Definições integrantes e a serem utilizadas.
- Matriz de Risco à exigência.
- Agentes públicos.
III. LICITAÇÃO
- Processo licitatório.
- Objetivos, requisitos a serem observados.
- Participação e vedação de participação.
- Consórcio:
- Participação de pessoas jurídicas;
- Participação de profissionais organizados sob a forma de cooperativas.
- Fase de licitação
- Processo licitatório – instrução.
- Modalidades de licitação:
- Concorrência e pregão;
- Concurso;
- Leilão;
- Diálogo competitivo.
- Critérios de julgamento:
- Menor preço ou maior desconto;
- Melhor técnica ou conteúdo artístico;
- Técnica e preço;
- Maior retorno econômico.
- Regimes:
- Empreitada por preço unitário;
- Empreitada por preço global;
- Empreitada integral;
- Contratação por tarefa;
- Contratação integrada;
- Contratação semi-integrada;
- Fornecimento e prestação de serviço associado.
- Divulgação do Instrumento Convocatório
- Controle prévio de legalidade do Instrumento Convocatório.
- Publicação do Edital e anexos no PNCP.
- Apresentação de propostas e lances.
- Prazos mínimos para apresentação de proposta e lances.
- Modificações nos documentos licitatórios.
- Modos de disputas.
- Disputa fechado;
- Disputa aberta;
- Lances intermediários.
- Garantia de proposta.
- Habilitação
- Disposições e condições na fase de habilitação.
- Habilitação jurídica.
- Qualificação técnico-profissional e técnico operacional.
- Habilitação fiscal, social e trabalhista.
- Habilitação econômico-financeira.
- Julgamento
- Desclassificação de propostas.
- Negociação de proposta mais vantajosa para a Administração.
- Contratação Direta
- Quando e qual a documentação necessária para a contratação direta.
- Inexigibilidade de licitação.
- Dispensa de licitação.
- CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
- Formalização dos contratos
- Obrigatoriedade de formalização do contrato.
- A questão do poder-dever.
- Divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
- Garantias
- Modalidades de garantia.
- Seguro garantia.
- Duração dos contratos
- Previsão editalícia.
- Prazos da vigência dos contratos.
- Execução dos contratos
- Acompanhamento e fiscalização do contrato.
- O caso do preposto do contratado.
- Responsabilidades do contratado pela execução e pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais.
- Subcontratação.
- Prazo de execução do objeto.
- Alteração dos contratos
- Alteração unilateral e por acordo entre as partes.
- Limites de acréscimo ou supressões nas alterações unilaterais.
- Alterações dos preços.
- Hipóteses de alterações em contratações integradas ou semi-integradas.
- Restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro.
- Extinção dos contratos
- Motivos para a extinção do contrato.
- Formas de extinção do contrato.
- Extinção do contrato por ato unilateral.
- Recebimento do objeto
- Provisoriamente e definitivamente.
- Pagamento
- Pagamento pela ordem cronológica para cada fonte diferenciada de recursos.
- Disposições expressas de pagamento no edital e no contrato.
- O caso do pagamento antecipado.
- Nulidade dos contratos
- Hipótese de interesse público.
- Impugnações, pedidos de esclarecimentos e recursos
- Abrangência dos pedidos.
- Prazos de impugnação.
- Controle das contratações
- Práticas contínuas e permanentes à gestão de riscos e controle.
- Fiscalização de controle.
- Disposições gerais
- Portal Nacional de Contratações Públicas.
- Estudo de casos
- Exercícios sobre os temas da palestra
Professor

Equipe de instrutores da Consultre
Agenda
São Paulo/SP - 30/08 a 02/09/2022 - 8h às 16h
WYNDHAM PAULISTA
Alameda Campinas, 540
Jardim Paulista, São Paulo/SP
Telefone: (11) 2182-0400
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.
Foz do Iguaçu/PR - 13/12 a 16/12/2022 - 8h às 16h
WYNDHAM GOLDEN FOZ SUITES
Rua Rui Barbosa, 394
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3026-1800
Preços especiais para participantes do evento (sujeito a disponibilidade).
*Se optar pelo hotel de realização do evento, informe, no ato da reserva, que é participante do curso da CONSULTRE.
Mais detalhes
R$ 3.990,00
*Valores especiais para Grupos: Sob consulta, conforme número de inscritos neste ou em mais eventos. Envie e-mail para consultre@consultre.com.br
**No valor do investimento, está incluso: Material didático e de apoio; mochila executiva; almoço e coffee-break (em todos os dias do curso); e certificado.
Por meio de depósito, DOC ou ordem bancária.
Banco do Brasil
Agência: 1240-8
Conta Corrente: 105.895-9
Favorecido: CONSULTRE – Consultoria e Treinamento Ltda.
CNPJ: 36.003.671/0001-53
Razão Social: Consultre – Consultoria e Treinamento Ltda.
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Estamos cadastrados no SICAF
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7h30 - Credenciamento (apenas no primeiro dia)
8h - Início da aula
10h - Intervalo
12h30 - Almoço
13h30 - Retorno à aula
16h - Término da aula
Carga horária: 28 horas
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